PINTURAS SOBRE FRANCISCO DE ASSIS
PINTURAS SOBRE FRANCISCO DE ASSIS
A arte cristã tem como propósito expressar a fé, a doutrina e as histórias religiosas através de diferentes representações artísticas. Aqui tomamos como base as pinturas sobre Francisco de Assis, onde podemos observar como a arte cristã se manifesta através da representação deste santo e seus valores espirituais.
As pinturas que retratam Francisco de Assis frequentemente abordam temas como: a conversão e a renúncia aos bens materiais; o amor à natureza e aos animais; a humildade e a caridade; a Fundação da Ordem Franciscana; a marca dos estigmas de Cristo no corpo de Francisco.
Abaixo temos algumas destas representações.
Milagre do Crucifixo, de Giotto, faz parte do famoso ciclo de afrescos da Basílica Superior de São Francisco em Assis, Itália, retrata a cena de Francisco recebendo a mensagem do crucifixo. Acredita-se que tenha sido pintada entre 1297 e 1299.
São Francisco Prega para as Aves, de Giotto, Pintor gótico italiano (1267-1337). Sua obra faz parte de um ciclo de afrescos na Basílica Superior de São Francisco de Assis, na Itália, datado entre 1297 e 1299, mostrando São Francisco em um ambiente naturalista, com as aves ouvindo atentamente suas palavras. Giotto pintou todos os afrescos das paredes da igreja São Francisco, na cidade de Assis na Itália.
A Cruz de São Damião. De acordo com a tradição, foi diante deste crucifixo, na então arruinada Igreja de São Damião, que São Francisco ouviu Cristo lhe dizer: "Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja". Atualmente, o crucifixo original está preservado na Basílica de Santa Clara, em Assis, onde foi levado pelas Irmãs Pobres (Clarissas) em 1257 para sua nova basílica.
São Francisco recebe os estigmas, é um tema recorrente na arte cristã, e foi retratado por vários artistas ao longo dos séculos. Tiziano Vecellio (c. 1488/1490 – 1576), um dos maiores pintores do Renascimento italiano e mestre da escola veneziana, também pintou "São Francisco recebe os estigmas". Título: "San Francesco riceve le stimmate" (São Francisco recebe os estigmas), pintada por volta de 1570. Uma das versões mais importantes pertence à Pinacoteca Civica di Ascoli Piceno, na Itália.
O quadro "São Francisco abraçando Cristo na Cruz" (ou "São Francisco de Assis abraçando a Cristo Crucificado") foi pintado por Bartolomé Esteban Murillo, um mestre do Barroco espanhol do século XVII. A versão mais conhecida desta pintura, criada entre 1668 e 1669, pertence à coleção do Museu de Belas Artes de Sevilha, na Espanha.