TECNOLOGIA E ESPORTES

Trabalho elaborado para apresentação no curso de Educação Física, da Universidade Federal do Amazonas (Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia), para a obtenção de nota na disciplina de Filosofia da Educação.

por Rhaniely de Jesus Ferreira

& José Felipe

postado em jun. 2019


A tecnologia vem progredindo e trazendo investimentos em diversas áreas sociais, inovando seus espaços e contribuindo para seus avanços com objetivo de aperfeiçoar esses campos. No esporte não seria diferente, a tecnologia se estendeu até às práticas esportivas e agora notamos densamente a presença da ciência tecnológica no meio esportivo.

As mais diversas modalidades fazem uso da tecnologia, que por sua vez tem contribuído bastante para o investimento e progresso das atividades físicas competitivas para aprimorar relações, pois oferece uma comunicação constante e em tempo real entre atletas e treinadores.

Os impactos tecnológicos já podem ser sentidos dentro do esporte, mostrando garantias e facilidades para melhor desempenho de seus atletas. Essa ciência está sendo aplicada em diversos materiais esportivos, trajes especiais, suscitação de informações, assim como em análise de performance. Vejamos alguns exemplos.

Arbitro de vídeo: é uma nova tecnologia que está sendo de grande uso para o esporte nas modalidades futebol, baseball, cricket e etc, que tem por objetivo reavaliar erros de julgamento durante as partidas de um jogo. Mas a ciência tecnológica não se restringe somente até esse ponto, ela se abrange em todos os lados, equipamentos e roupas que são produzidos perfeitamente para acompanhar, velocidade, impulso, frequência cardíaca desempenho dentre outras informações dos atletas.

Nanotecnologia: um estudo realizado revelou uma descoberta denominada nanotecnologia que acarretará transformações tanto no esporte quanto em outros ramos. Para o desporte, essa tecnologia, que provavelmente envolveria tecidos de nanopartículas onde, caso houvesse algum tipo de impacto essas partículas se enrijeceriam com o objetivo de prevenir lesões nos atletas.

Biomecânica: tecnologia utilizada na área esportiva, como na natação, onde são observados movimentos, saltos, braçadas e pernadas, além do acompanhamento da frequência cardíaca dos atletas. A nanotecnologia também foi adaptada para essa modalidade, conhecido como Fast Skin, ou, roupa de tubarão, que tem o objetivo de diminuir o atrito com a água durante uma competição.

Olho de Falcão: utilizado no Tênis, a tecnologia consiste de um sistema de câmeras de monitoramento capaz de capitar a bolinha de vários ângulos quando lançada. Além disso, a nanotecnologia é utilizada também, nesse esporte, no desenvolvimento das raquetes, o que promove mais leveza e precisão.


A tecnologia não se limita apenas aos materiais e vestimentas esportivas. A quantidade instantânea das informações que são passados aos treinadores referente a cada atleta também se dá ao avanço tecnológico. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) são utilizadas durante os treinos e jogos, onde o treinador está ciente de todos os pontos fracos e fortes do seu atleta, para que eles treinem mais aquilo que é necessitado, onde precisam evoluir, e o que é preciso ter atenção.

Pensado também em como facilitar para os atletas a adaptação as diversas condições do clima, há um avanço dos Tops e Coletes, que foi desenvolvido para resfriar ou aquecer o corpo, dependendo do clima, além de também monitorarem os movimentos dos atletas e ajudar em alguns dados dos atletas.

Vemos assim como a tecnologia está em toda parte e faz parte de tudo hoje em dia. A sociedade avança cada vez mais por conta da ciência tecnológica e o esporte sofreu essa influência de diversas maneiras. A tecnologia se engajou no esporte, na vida dos atletas e treinadores, pela busca de melhoria de performance, na busca pelo conforto do atleta e no aperfeiçoamento dos jogos. Tudo isso com o objetivo de somar, de ampliar essa área, trazer inovação no seu desenvolvimento para que todos possam estar em melhores condições quando se tratar de práticas esportivas. 

Uso de aplicativos e softwares

por David Santarém Aranha

& Wilton Nascimento dos Santos


O objetivo do uso da tecnologia no esporte é garantir facilidades que possam aumentar o rendimento dos atletas afim de causar resultados melhores. A análise de desempenho dos atletas, por exemplo, pode ser medida a partir do uso de softwares e aplicativos.

A avaliação do desempenho pode ser um dos maiores diferencias entre tantas novidades trazidas nos últimos tempos, pois a performance física de cada atleta já pode ser analisada por meio de softwares avançado por meio de captações digitais de imagens de mínimo detalhe.

O software Olheiro Digital avalia atletas e identifica talentos do esporte (por enquanto, o programa desenvolvido por pesquisadores brasileiros analisa jogadores de futebol, mas pode ser adaptado para outras modalidades). O sistema virtual é capaz de identificar os melhores jogadores de um time e apontar os pontos fortes e fracos de cada jogador. Com o uso dessa tecnologia, treinadores e olheiros recebem a ajuda da tecnologia para encontrar talentos. O software utiliza dados estatísticos para calcular instantaneamente determinados indicadores, gerando gráficos e relatórios sobre a atividade de um determinado atleta.

Outro exemplo é o aplicativo Load Control através do qual os profissionais podem  computar e tabular uma variedade de dados dos atletas que podem ajudar, inclusive, a diminuir o risco de lesões. Através do aplicativo é possível inserir dados desde a qualidade de sono, até dores articulares, percepções de recuperação ou fatores biomecânicos o que, especialmente em modalidades coletivas, é um trabalho moroso e burocrático. O aplicativo foi desenvolvido pela Startup de mesmo nome Load Control com o propósito de transformar os dados que são obtidos em conhecimento que pode ser aplicado na prática do profissional do esporte.

O app pode ser usado tanto no celular como no computador, ele reúne e processa dados obtidos diretamente com o atleta por meio de questionários, monitor de frequências cardíacas e marcadores bioquímicos, entre outros. A partir dessas informações, a plataforma auxilia os treinadores a compreender os dados e transformá-los em ferramenta para um melhor controle de carga no treinamento ajudando, portanto, na redução do risco de lesões.

Atletas profissionais de futebol já usam o aplicativo, porém, a ideia é expandir o público para qualquer pessoa que queira melhorar o rendimento esportivo e reduzir o risco de lesão por meio de uma regulação das cargas de treinamento.

Finalmente temos a nanotecnologia que pode trazer muitas mudanças em diversos ramos. Pesquisadores da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, trabalham em um projeto que promete tecidos de nanopartículas que se enrijecem quando há algum tipo de impacto. Dessa maneira, os produtos desenvolvidos com essa tecnologia são capazes de prevenir lesões que costumam ser comuns na vida dos atletas, seja ao ser atingido por uma bola, seja ao fazer um movimento inadequado que possa acarretar em ferimentos.