TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

por Alexsandro M. Medeiros

lattes.cnpq.br/6947356140810110

publicado em dez. 2023


A tecnologia tem afetado de maneira positiva diversas áreas da sociedade, incluindo aí a área da educação. Esse impacto do desenvolvimento tecnológico se reflete de tal forma na educação que exige uma análise contínua e criteriosa sobre o fenômeno e como ele tem afetado as relações de ensino aprendizagem, representando “uma realidade que se impõe na sociedade e na escola, exigindo que a última integre no processo educacional as novas tecnologias” (SANTOS, 2005, p. 2).

Tal influência é ressaltada por diferentes autores, como: Pereira e Silva (2013, p. 85): “O século XXI está sendo marcado pelo aceleramento da tecnologia eletrônica, com atenção especial para a informática, o computador e a internet. Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos”. Tijiboy (2001) fala de um novo paradigma, o paradigma da Era Digital/da Informação e Ricarte e Carvalho (2011, p. 259) destacam a existência de uma revolução técnico-científica-informacional “oriunda dos adventos contemporâneos das NTICs (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) [...] vivenciada atualmente através de inovações e tecnologias que trazem o conforto, comodidade e bem estar social, porém ainda de forma desigual”.

A tecnologia modifica não apenas a realidade social, mas igualmente de todos os envolvidos no processo pedagógico: alunos, professores, gestores. Sampaio e Leite (2008, p. 19) ressaltam que essa mudança ocorre inclusive no que diz respeito ao papel do professor e no seu “modo de atuar no processo educativo. Cada vez mais ele deve levar em conta o ritmo acelerado e a grande quantidade de informações que circulam no mundo hoje, trabalhando de maneira crítica com a tecnologia presente no nosso cotidiano”.

Os desafios são muitos e vão desde a própria concepção de educação, passam pela formação dos professores e a metodologia a ser utilizada na escola e se estendem a implementação de políticas públicas que possam garantir o acesso destas ferramentas.

A Importância da Tecnologia no contexto Escolar: Alunos, Professores, Gestores 

O uso da tecnologia no ambiente escolar tem impacto direto em todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, tanto para alunos quanto para os próprios educadores, sejam eles professores ou gestores.

Para o aluno é necessário que existam condições que o possibilitem desenvolver projetos, receber orientações, interagir com os demais colegas e professores, que “seja incentivado para o trabalho independente e cooperativo no sentido de internalizar e sistematizar as informações para criar conhecimento que podem ser aplicadas de maneira significativa e crítica” (SANTOS, 2005, p. 5). Através do uso da tecnologia o aluno tem acesso a um espaço virtual ilimitado de conhecimento sem nem se quer sair do lugar onde está, explorando países, culturas, trocando informações de seu interesse. Mas precisa, para tanto, ser orientado no modo como utilizar esta importante ferramenta.

O uso das tecnologias digitais também traz grandes e profundas implicações para o trabalho docente. É preciso que os professores estejam preparados para o uso da tecnologia no ambiente escolar e conhecer, na medida do possível, as diferentes plataformas existentes e o que elas podem oferecer de melhoria para as condições de ensino e aprendizagem. “A introdução da informática na educação, segundo a proposta de mudança pedagógica, como consta no programa brasileiro, exige uma formação bastante ampla e profunda dos educadores”. (VALENTE, 1999, p. 9).

Educadores (gestores e professores) e educandos devem acompanhar o ritmo dos avanços tecnológicos, não apenas como forma de conhecimento mas também como uma forma de melhorar as condições de aprendizagem nas instituições de ensino, sob pena de ficarem “parados no tempo”.

As Novas Tecnologias estão mudando a forma como se ensina 

Ao discutir o modo como a prática pedagógica tem sido enormemente alterada em função das diferentes ferramentas oferecidas pelas Tecnologias Digitais (doravante, TDs), precisamos repensar tal prática em sala de aula (e para além dela): “com ela pode-se desenvolver um conjunto de atividades com interesses didático-pedagógica” (LEOPOLDO, 2002, p.13).

As TDs podem ser utilizadas de várias maneiras, seja através de softwares educacionais ou mesmo programas simples como Word, Excel, Power Point; softwares para desenvolvimento de escrita e leitura, de simulações para trabalhar habilidades lógico matemáticas e resoluções de problemas, softwares projetados para atuar como salas virtuais e inclusive o uso de jogos digitais na educação (gamificação), ou seja, aplicar conceitos de jogos em atividades de aprendizado para resolver problemas, aprimorando o aprendizado, de forma divertida.

Como podemos perceber, as possibilidades são múltiplas e variadas. Almeida (2003) destaca como diferentes instituições tem se aproveitado das ferramentas oferecidas pelas TDs para desenvolver plataformas digitais educacionais (e esse é o ponto que nos interessa):

 

Universidades, escolas, centros de ensino, organizações empresariais, grupos de profissionais de design e hipermídia, lançam-se ao desenvolvimento de portais educacionais ou cursos a distância por meio da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), os quais podem suportar tanto as tradicionais formas mecanicistas de transmitir conteúdos digitalizados como processos de produção colaborativa de conhecimento (ALMEIDA, 2003, p. 201).

 

Plataformas digitais, aplicativos, cursos online. Estamos apenas no início de um processo de grande ramificação do ensino.

Referências 

ALMEIDA, M. E. B. Redesenhando estratégias na própria ação: Formação do professor a distância em ambiente digital. In: VALENTE, José Armando [et al.]. Educação à distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.


LEOPOLDO, Luís Paulo. Formação docente e novas tecnologias. In: ____ (org.). Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a prática. Formação docente e novas tecnologias. Maceió: Edufal, 2002.


PEREIRA, Maria da Conceição; SILVA, Tânia Maria da. O Uso da Tecnologia na Educação na Era Digital. Revista Saberes em Rede, Cuiabá-MT, n. 3, p. 85-94, jul./dez., 2013. Acesso em 08 fev. 2022.

 

RICARTE, Daniel de Brito; CARVALHO, Ana Beatriz G. de. As novas tecnologias da informação e comunicação na perspectiva do ensino de Geografia. In: SOUSA, Robson P. de; MOITA, Filomena M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz G. de (orgs.). Tecnologias Digitais na Educação [livro eletrônico].  Campina Grande: EDUEPB, 2011, p. 259-274.


SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petropólis-RJ: Vozes, 2008.


SANTOS, Iracy de Souza. As Novas Tecnologias na Educação e seus Reflexos na Escola e no Mundo do Trabalho. In: II JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Anais. São Luís-MA, 23 a 26 de agosto de 2005, p. 1 a 7. Acesso em 08 fev. 2022.


TIJIBOY, Ana Vilma. As Novas Tecnologias e a Incerteza na Educação. In: SILVA, Mozart Linhares da (Org.) Novas Tecnologias: Educação e Sociedade na Era da Informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 39-56.


VALENTE, José Armando (org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas – SP: UNICAMP/NIED, 1999. 

Assista nossa Live no YouTube intitulada: A “deusa” Techné na Sociedade da Informação e os Desafios da Educação

Veja Também