ZHAN ZHUANG: A POSTURA DE FICAR EM PÉ COMO UMA ÁRVORE

por Alexsandro M. Medeiros

lattes.cnpq.br/6947356140810110

postado em: mar. 2023

 

Zhan (站) quer dizer ficar em pé e Zhuang (椿) é uma espécie de toco de madeira fincado ao chão (utilizado para amarrar cavalos) e também é uma espécie de árvore, a Camellia japônica. Zhan Zhuang, portanto, significa ficar em pé tão firme e estável quanto uma árvore (ou quanto um tronco de amarrar cavalos).

A postura de Zhan Zhuang tem sua origem no método de artes marciais de treinamento do xingyiquan, do mestre Guo Yunshen, que é pouco conhecido no ocidente. Wang Xiangzhai, parente e discípulo de Guo Yunshen, foi quem popularizou o Zhan Zhuang, ao criar o seu método conhecido como yiquan (I-Chuan).

A prática do Qi Gong incorporou a postura de Ficar em Pé como uma Árvore ao ser utilizada igualmente para o bem estar da saúde e longevidade e não apenas como uma técnica de arte marcial.

Do ponto de vista da saúde, a postura favorece a circulação sanguínea, melhora as trocas gasosas, liberta tensões e bloqueios, estimula a circulação da energia e ajuda na concentração da mente. Um estudo realizado por vários autores (ZHANG, et. al., 2022, p. 1 – tradução nossa) teve como objetivo “observar os efeitos do Zhang Zhuang Qigong no tremor estático de membros superiores e na capacidade aeróbica de pacientes com PD [doença de Parkinson]”. O estudo levou em consideração a postura de Ficar em Pé como uma Árvore, como é possível observar na imagem abaixo:

Figure 1 Demonstration of Qigong movement of Zhan Zhuang. (ZHANG, et. al., 2022, p. 3)

Disponível em: Instituto Qigong Barcelona. Acesso em: 13 mar. 2023.

https://institutoqigong.com/qigong/zhan-zhuang/

Na discussão do estudo, os autores destacam que (ZHANG, et. al., 2022, p. 6 – tradução nossa): “Estudos anteriores relatam que Zhan Zhuang [...] exerceu papéis positivos no combate ao envelhecimento, inflamação e doença imunológica” e sugerem que o Zhan Zhuang pode retardar “a progressão da DP e melhorando sintomas gerais em pacientes [...] Zhan Zhuang como um exercício aeróbico também pode reduzir tremores no nível motor”. Os autores destacam ainda outros estudos que relatam como Zhan Zhuang melhorou a atenção e a capacidade cognitiva tanto de adolescentes como de idosos (GUO, 2019), melhorou a atividade cerebral de estudantes universitários sendo estas atividades consideradas mais coordenadas e sincronizadas (YANG; YANG; SHI, 1994), melhorou os níveis de controle executivo no cérebro (JIANGUO, 2011) além de outros benefícios. A influência da prática de Zhan Zhuang na atividade cerebral ocorre, segundo os autores, devido ao fato de que a postura é uma combinação de atividade corporal e mental:

Zhan Zhuang combina corpo e mente, concentra-se em controlar o corpo com a mente e mobiliza grupos musculares no tronco e membros para participar deste processo. Esta combinação corpo e mente estimula o sistema nervoso e aumenta sua sensibilidade, garantindo maior eficiência e controle muscular preciso (ZHANG, et. al., 2022, p. 6 – tradução nossa).

  

Na prática de Qi Gong existem posturas estáticas - Jing Gong - e os exercícios de movimento - Dong Gong. É importante saber equilibrar as duas pois o movimento sem repouso esgota o Qi (energia), mas o repouso sem movimento provoca torpor e enfraquece o corpo. Posturas estáticas são utilizadas para melhorar a capacidade de meditar, aumentar a força das pernas e a vitalidade do corpo melhorando a circulação do Qi. Dentre as posturas Jing Gong (estáticas) temos as posturas de pé, sentado e deitado. A postura de Ficar em Pé como uma Árvore é uma postura feita em pé como meditação, embora o mais comum para a prática da meditação seja a posição sentada.

O praticante permanece vários minutos, concentrando e mobilizando a energia, realizando exercícios respiratórios, procurando sentir a circulação de energia a fluir pelo corpo.

Em mais um estudo realizado por vários pesquisadores (GUO, et. al., 2018, p. 1 – tradução nossa), destaca-se que a prática da postura de Zhan Zhuang “tem efeitos benéficos na melhoria da função fisiológica e da emoção psicológica, ajustando o corpo, a respiração e a mente”. O estudo foi realizado com 80 estudantes universitários da Universidade de Medicina Chinesa de Pequim. Abordando os benefícios do Qigong de uma forma geral, os pesquisadores destacam que

o Qigong pode promover mudanças benéficas no sistema nervoso central (SNC), incluindo alterações favoráveis ​​no sistemas dopaminérgicos e outros sistemas neuroquímicos, bem como eficaz para a variação hormonal no sistema nervoso simpático (SNS) e/ou eixo hipotálamo-pituitária-adrenal(HPA), e uso de glicose em regiões específicas do cérebro associada à elevação do humor, memória, atenção, incluindo o hipocampo, córtex pré-frontal e giro cingulado anterior (GUO, et. al., 2018, p. 2 – tradução nossa).

 

Tratando de modo mais específico a postura Zhan Zhuang, os autores sugerem que tal prática pode ajudar no tratamento de transtornos como (GUO, et. al., 2018, p. 2): ansiedade, depressão, insônia, hipertensão, doenças digestivas, problemas na coluna vertebral, entre outros. Analisando a postura Zhan Zhuang e os benefícios de sua prática, os autores ponderam que seus efeitos “sobre o sistema circulatório e respiratório é evidente” (GUO, et. al., 2018, p. 11 – tradução nossa). Sua prática melhora a eficiência respiratória, aumenta o suprimento de sangue e oxigênio nos tecidos periféricos e pode ainda contribuir com o bem-estar psicológico dos audltos.

Nesta prática, como em todas as outras de uma forma geral, ao perceber algum tipo de tensão ou dor, deve-se aceitá-las e não lutar contra elas ou tentar libertar-se delas, basta observar com afabilidade e senti-las inteiramente, elas são expressões do corpo e estão dizendo algo sobre o corpo que aos poucos vão se transformando.

Enraizar-se como uma Árvore 

Vimos que o sentido do Zhan Zhuang é o de ficar em pé tão firme e estável quanto uma árvore (ou quanto um tronco de amarrar cavalos). Nesse sentido podemos pensar que, para ficar em pé tão firme quanto uma árvore, precisamos criar nossas próprias raízes.

Para enraizar-se, o corpo deve imitar uma árvore e fazer crescer uma raiz invisível debaixo dos pés (pode-se visualizar uma raiz profunda e ampla). Isto vai dar equilíbrio e estabilidade durante o teu treino.

Depois de estabelecer a própria raiz o passo seguinte é concentrar-se no Dan Tian e a partir daqui a atenção deve se fixar na descontração do corpo, na fluidez do movimento, na ligação com a terra para manter a firmeza e o equilíbrio e na respiração feita pelo Dan Tian para não perder o centro.

Este é um estado que se atinge com prática. Após conseguir superar cada uma das etapas é possível sentir o Qi no corpo, entender onde não está fluindo ou onde está em demasia para que se possa conscientemente guiar o seu fluxo.

Referências 

GUO Y. Study on the physiological and gene expression mechanism of "regulating heart" effect of three-circle Zhanzhuang on alleviating depression [doctor]. Beijing University of Chinese Medicine, 2019.

GUO, Yu, et al.. The effect of Three-Circle Post Standing (Zhanzhuang) Qigong on the physical and psychological well-being of college students Study protocol for a randomized controlled trial. Medicine, 97(38), sep., 2018.

JIANGUO G M. Experimental Study on the Brain Mechanism of Yi Quan (Da Cheng Quan) Station Post promoting Emotion and Executive Control (NEAR Infrared Spectroscopy). Capital Institute of Physical Education, 2011.

YANG SH, YANG QF, SHI JM. Observation on the change of EEG frequency spectrum of exercisers. Chinese Journal of Integrated Traditional and Western Medicine 1994;11:643–6.

ZHANG L, et al. Effect of Zhan Zhuang Qigong on upper limb static tremor and aerobic exercise capacity in patients with mild-to-moderate Parkinson’s disease: study protocol for a randomised controlled trial. BMJ Open, 12(7), jul. 2022.

Assista nossos vídeos no YouTube