PRINCÍPIOS ÉTICOS DA PEDAGOGIA ROUSSEAUNIANA

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

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MEDEIROS, Adriano Melo. Princípios éticos da pedagogia rousseauniana. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Departamento de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008.

 

RESUMO

A educação é, ao mesmo tempo, um árduo e privilegiado problema que o Ser Humano se põe pois, trata de como ele se faz e se desfaz. Jean-Jacques Rousseau reconhece o grau de importância desse problema e transforma-o em uma das bases fundamentais de seu sistema filosófico. Ele elabora toda uma teoria sobre o Ser Humano a partir de uma proposta pedagógica capaz de prepará-lo para viver na sociedade corrompida, partindo dos pressupostos seguintes: os primeiros movimentos da natureza são sempre retos; agir bem é agir de acordo com a natureza; o Ser Humano é naturalmente bom – porém foi corrompido pelo processo civilizatório, contudo é possível recuperar a bondade original por meio da educação pois, essa bondade não foi destruída –; a educação funciona como mediação entre o Ser (Homem Natural) e o Dever-Ser (Homem Social) do Homem, que só será feliz e capaz de viver em sociedade se conservar sua bondade original. Em seus dois primeiros discursos – Sobre as Ciências e as Artes e Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade – Rousseau denuncia e investiga as causas da corrupção da natureza humana e da sociedade e em seu tratado sobre a educação apresenta um dos elementos necessários para reverter este quadro. Seguindo esse caminho, esta dissertação apresentará os princípios éticos que fundamentam essa proposta educativa de recondução do Ser Humano à sua bondade original e analisará sua influência na compreensão de que a educação é um Direito Humano Universal.

Palavras-chave: Educação, Ética, Ser Humano, Sociedade, Direitos Humanos.