DECOLONIZANDO METODOLOGIAS:
O Projeto “Costurando Saberes” no IFRO Câmpus Porto Velho Calama
DECOLONIZANDO METODOLOGIAS:
O Projeto “Costurando Saberes” no IFRO Câmpus Porto Velho Calama
ARTIGO PUBLICADO na Revista Relicário do MAS, v. 10, n. 20, de 2023
por Ricardo Valim IFECTR
Domingos Perpetuo Alves Soares IFRO
Resumo
O presente artigo analisa a implementação e o desenvolvimento do Projeto “Costurando Saberes” no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Porto Velho Calama no ano de 2023, caracterizando-se como propulsor para a iniciação científica, estimulando a formação de novos pesquisadores acadêmicos oriundos do Curso de Engenharia Química, a partir de temas contemporâneos, integrando conhecimentos filosóficos com os temas transversais do currículo. O arcabouço teórico do Projeto apreendidos pelos alunos nas aulas de Filosofia revelaram a importância da formação humanística para o perfil dos futuros engenheiros químicos. Conclui-se que projetos que visem ao estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a ser melhor aceitos e compreendidos. Projetos, como este, que partem da realidade de cada discente, são bem sucedidos pois explicitam sentido e permitem ao discente ser protagonista de sua pesquisa e de sua formação profissional. Desta forma, decoloniza-se os saberes reconhecendo as especificidades próprias de cada discente revelando seu potencial e estimulando-o para as vivências do mundo científico sem a perspectiva de impedir-lhe a criatividade e protagonismo.
Palavras-chave: Educação; Protagonismo; Autoria; Autenticidade; Epistemologias.
O Download do artigo pode ser realizado através do site da revista. Acesse o link abaixo: