A FILOSOFIA MONISTA DE PIETRO UBALDI E OS ASPECTOS IMANENTE E TRANSCENDENTE DA DIVINDADE
A FILOSOFIA MONISTA DE PIETRO UBALDI E OS ASPECTOS IMANENTE E TRANSCENDENTE DA DIVINDADE
TRABALHO APRESENTADO no XX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), em outubro de 2024
por Alexsandro M. Medeiros
lattes.cnpq.br/6947356140810110
Grupo de Trabalho (GT): Filosofia da Religião
RESUMO
No Dicionário de Filosofia de Nicola Abbagnano encontramos a ideia de que monismo se refere aos filósofos que admitem um único gênero de substância. Neste sentido, as ideias do filósofo italiano, espiritualista e cristão, Pietro Ubaldi, bem podem ser caracterizadas como uma filosofia monista. É o próprio filósofo quem afirma, na sua primeira grande obra, La Grande Sintesi, que suas ideias correspondem a uma filosofia monista. De acordo com a sua visão monista, não existe uma criação ex nihilo (do nada). Tudo é formado da substância divina. No universo existem três substâncias principais: matéria, energia, espírito, sendo que estas não são senão formas diferenciadas da eterna substância de Deus. O objetivo deste trabalho, portanto, é apresentar as bases desta filosofia monista e como esta visão nos remete aos aspectos imanente e transcendente da divindade. Longe de pensar que sua filosofia possa nos remeter a uma espécie de panteísmo, ao afirmar a ideia de um Deus que “É a criação”, é preciso considerar que além do aspecto imanente, há igualmente o aspecto transcendente da divindade, que O distingue de toda Sua criação. Para falar deste monismo, vamos partir daquilo que Ubaldi chama de a grande equação da substância: (α == β == γ) == ω. Temos aqui a representação das principais substâncias que compõem o universo: matéria (γ), energia (β), espírito (α). Sendo que todas elas são originárias da própria substância divina (ω): eis o monismo ubaldiano. Matéria, energia e espírito são três modos de ser de ω. A grande equação da substância sintetiza o conceito de trindade, ou seja, o Deus uno e trino, revelado de diferentes formas através das religiões. A ciência de hoje se ocupa de duas destas substâncias, a matéria e a energia, e já compreende como uma pode transmutar-se na outra. Escapa-lhe ainda a substância espiritual. Na obra La Grande Sintesi encontramos um estudo aprofundado de cada uma destas substâncias, das quais aqui poderemos apenas esboçar alguns aspectos principais, seja a partir do estudo da fase matéria, da fase energia e da fase espírito. Na composição do universo, tudo está feito de Deus, formado da eterna e indestrutível substância divina (aspecto imanente), como pura emanação de Seu Pensamento. Mas além desse aspecto imanente há também o aspecto transcendente, pelo qual o Criador não se confunde com a criação: o Espírito, Puro Pensamento, anterior e acima de qualquer criação.
Palavras-chave: Deus, Monismo, Substância.
O TRABALHO COMPLETO FOI PUBLICADO EM FORMATO DE CAPÍTULO DE LIVRO NO E-BOOK FILOSOFIA DA RELIGIÃO E ESTÁ DISPONÍVEL NO LINK: A Filosofia Monista de Pietro Ubaldi e os Aspectos Imanente e Transcendente da Divindade (p. 129-142)