AS NOVELAS FILOSÓFICAS

por Alexsandro M. Medeiros

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postado em fev. 2024


Matthew Lipman e seus colaboradores produziram ao todo oito novelas que se propõem trabalhar temas como a lógica, a estética, questões sociais e éticas que são acompanhadas de exercícios e planos de discussão. Um detalhe curioso é que nas novelas não são utilizados os nomes reais dos filósofos, mas suas ideias, pois o objetivo não é tanto fazer compreender este ou aquele filósofo, mas sobretudo desenvolver a habilidade de pensamento das crianças como já ressaltado. Cada novela possui um manual que contém planos de discussão e ajudam na organização dos debates.

 

os manuais de utilização são fundamentais para o desenvolvimento da proposta de Lipman. Os manuais funcionam com fio condutor para a aplicação e abordagem das novelas, é possível utilizar durante vários momentos em sala de aula a mesma novela com diferentes atividades. Por exemplo, no manual de uso da Pimpa, assim como demais novelas, há, para cada capítulo ou episódio, uma sequência de atividades, abordagens, questionários para debates e sugestões de uso (TORRES, 2020, p. 64).

 

Vejamos algumas destas novelas (e seus respectivos manuais) que podem ser divididas sendo quatro delas para a educação infantil e o primeiro ciclo do ensino fundamental e as outras quatro para o segundo ciclo do ensino fundamental e ensino médio (ELIAS, 2005, p. 102-103; DINIS, 2011, p. 26; OLIVEIRA, 2009, p. 206-213). Aqui não iremos destacar as novelas por ordem de publicação e sim, por ordem de faixa etária.

 

1987 – Elfie: aborda a questão da linguagem e do raciocínio, destinada a crianças na faixa dos 6 a 7 anos (manual: Colocando juntos nossos pensamentos).

1982 – Kio and Gus, traduzido como Issao e Guga (tem uma introdução e dez capítulos): aborda a questão da filosofia da natureza (ambiental e ecologia) e também a questão da percepção das coisas (o modo como o sujeito percebe os objetos, ou seja, como Issao e Guga experimentam e vivenciam o mundo de modos diferentes), destinada a crianças na faixa dos 7 a 8 anos (manual: Maravilhando-se com o mundo).

Sinopse: “Nesta narrativa, [...] as personagens Issao e Guga nos contam sobre umas férias que viveram juntos. A maneira como as personagens demonstram interesse por animais, pela noção de espaço e tempo e por muitos outros aspectos da natureza” (DIAS, 2009, p. 208). “A história que sustenta o desenrolar dos capítulos são as recordações relatadas pelo avô de Issao que fora marinheiro e que havia vivido um encontro com uma baleia. Sua conversa com as crianças os motivaram a querer reviver tal encontro” (CAETANO, 2010, p. 58). “É a história de duas crianças [...] que estão passando as férias em fazendas vizinhas [...] O tema central da novela é o conhecimento de Ciências, embora traga outros temas que podem ser abordados no decorrer dos capítulos” (REIS, 2019, p. 58).

1981 – Pixie, traduzido como Pimpa (dividida em 11 capítulos): aborda a discussão da linguagem, destinada a crianças na faixa dos 9 aos 11 anos: “redigido para crianças do 3º e 4º ano de escolaridade, tem tido imensas aplicações até ao 6ano [...] narra essencialmente as aventuras de uma menina preocupada em descobrir os significados das coisas e das suas possíveis relações” (DINIS, 2011, p. 27). Manual: Em busca do sentido ou Em busca do significado; em inglês Looking for Meaning.

1996 – Nous (continuação de Pimpa): aborda a discussão da decisão moral, destinada a crianças na faixa dos 9 aos 10 anos (manual: Decidindo o que fazer).

 

1974 – Harry Stottlemeier’s Discovery, traduzido como A Descoberta de Ari dos Telles: este foi o primeiro romance, possui 17 capítulos e trabalha o tema da lógica. Na tradução para o português temos, possivelmente, uma brincadeira com o nome Aristóteles.  Deve ser dirigido para crianças na faixa dos 11 ou 12 anos de idade (manual: Investigação Filosófica).

Sinopse: “narra a aventura de um garoto que, surpreso com uma questão formulada pelo professor em um momento de distração em sala de aula, busca com seus amigos os caminhos para compreender as regras de um bom raciocínio” (DIAS, 2009, p. 210).

Nota: “Como a preocupação de Lipman era, inicialmente, com o ensino da Lógica, a primeira novela que escreveu chama-se Harry Stottlemeier’s Discovery e foi traduzida para a língua portuguesa como A Descoberta de Ari dos Telles” (REIS, 2019, p. 48).

1976 – Lisa, traduzido como Luísa (possui 11 capítulos): aborda a discussão de temas éticos, destinada a crianças na faixa dos 13 a 15 anos (manual: Investigação Ética).

Sinopse: “Luísa retoma algumas das questões lógicas que já apareceram em Ari e introduz as questões éticas [...] Nela, são tratados os mais diversos temas éticos que foram discutidos por muitos filósofos, e, ainda hoje, estão presentes no nosso cotidiano” (DIAS, 2009, p. 211).

1978 – Suki, traduzido como Satie: aborda o tema da estética destinada a crianças na faixa dos 13 aos 17 anos (manual: Investigação Estética).

1980 – Mark, traduzido como Marcos: aborda o tema da filosofia social e política, destinada a crianças na faixa dos 13 aos 17 anos. Mark pode ser, possivelmente, um trocadilho com o nome de Marx. Manual: Investigação Social.



Silva (2022, p. 66) propõe o seguinte quadro para destacar as principais habilidades desenvolvidas nas novelas filosóficas.

Além das novelas publicadas por Lipman, Reis (2019, p. 58) destaca a novela Rebecca, “escrita por Ronald Reed (que era colaborador de Matthew Lipman) no ano de 1989”. A protagonista da novela, Rebecca, tem seis anos de idade e se insere “como um modelo reflexivo para a criança, por meio das perguntas de Rebecca. Dessa forma, o conteúdo filosófico geral seria a iniciação da reflexão filosófica a partir das perguntas” (REIS, 2019, p. 58).

Referências 

CAETANO, Wagner Aparecido. Contribuições da Filosofia de Matthew Lipman para a Educação de Crianças: perspectiva dialética ou dialógica? Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE, Presidente Prudente-SP, 2010.

 

DIAS, Marinês Barbosa de Oliveira. Professores de Filosofia para Crianças – quem são eles? Uma análise critico diagnostica da construção da identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Campinas-SP, 2009.

 

DINIS, Carlos Manuel dos S. J. O que é a Filosofia para Crianças: Programa de Matthew Lipman. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior, Covilhã-Portugal, 2011.

ELIAS, Gizele G. P. Matthew Lipman e a Filosofia para Crianças. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.

REIS, Lígia de Almeida Durante Correa dos. Filosofia para Crianças. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.

 

SILVA, Jaeliton Francisco da. Filosofia “para”/“com” crianças: diálogos com Matthew Lipman e Walter Kohan. 2022. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió-AL, 2022.

 

TORRES, Camila Raissa Santos. Educar para o pensar: o processo de ensino aprendizagem na perspectiva da comunidade de investigação de Matthew Lipman - uma experiência filosófica na UEB Professor Ronald da Silva Carvalho. 2020. 206f. Dissertação (Mestrado em Filosofia), Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Filosofia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA, 2020.