O MÉTODO DIALÓGICO EM SÓCRATES E O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS EM MATTHEW LIPMAN
O MÉTODO DIALÓGICO EM SÓCRATES E O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS EM MATTHEW LIPMAN
TRABALHO APRESENTADO na III JORNADA DE ESTUDOS CLÁSSICOS E HUMANÍSTICOS DE PARINTINS, em outubro de 2022
por Dalila Araújo de Sousa
& Alexsandro Melo Medeiros
RESUMO DA COMUNICAÇÃO ORAL
Neste artigo, que adota como metodologia a pesquisa bibliográfica, nosso objetivo é abordar o Programa de Filosofia para Crianças criado por Matthew Lipman e como o filósofo norte-americano foi influenciado, diretamente, pelo método dialógico do filósofo grego Sócrates. No Programa de Filosofia para Crianças desenvolvido por Lipman é o diálogo investigativo que possibilita a construção do conhecimento. O diálogo investigativo permite que as crianças façam perguntas, pensem em hipóteses e tirem conclusões, da mesma forma que, através do diálogo, Sócrates procurava fazer com que os cidadãos atenienses refletissem sobre suas vidas na Grécia Antiga. Veremos, assim, que o método proposto por Lipman no ensino de filosofia para crianças parte da concepção socrática de que o conhecimento é construído por meio do diálogo e de questionamentos filosóficos.
Palavras-chave: Diálogo Investigativo, Ensino, Filosofia para Crianças.
O TRABALHO COMPLETO ESTÁ DISPONÍVEL NOS ANAIS DO EVENTO