PIETRO UBALDI

por Alexsandro M. Medeiros

lattes.cnpq.br/6947356140810110

postado em mai. 2017

Pietro Ubaldi (1886-1972) foi um filósofo espiritualista, místico e cristão, que nasceu em Foligno, na Itália, em uma nobre e antiga família da Umbria, em 18 de agosto de 1886 e faleceu no Brasil, na cidade de São Vicente, em São Paulo, no ano de 1972. Em 1912 se casou com Maria Antonietta Solfanelli com quem teve dois filhos: Franco (morto na segunda guerra mundial) e Agnese.

O filósofo italiano deixou uma obra de vinte e quatro volumes, onde oferece um sistema amplo e orgânico do universo através da existência de três substâncias principais: a matéria, a energia e o espírito. No conjunto de sua obra expõe toda a sua visão filosófica, teológica e científica sobre o mundo, destacando-se como um grande pensador do século XX. O início da produção da sua obra aconteceu em 1931, com a Mensagem do Natal. Mas é em 1935 que ele termina de escrever sua primeira grande obra: A Grande Síntese. Em 1939, o Papa João XXIII inclui esta obra no Index Proibitorium. Quarenta anos depois, no natal de 1971, ele conclui a sua obra.

Suas teorias estão repletas de questões científicas e filosóficas que se interligam diretamente com seu pensamento religioso, sobretudo o cristianismo, que serve de base e fundamento. Dentre suas obras destacam-se aquelas que são intituladas de a trindade teológica – na expressão de José de Amaral, biógrafo de Ubaldi – : A Grande Síntese (1935), Deus e Universo (1951) e O Sistema - Gênese e Estrutura do Universo (1959).

No livro Grandes Mensagens (GM) encontramos uma exposição de José Amaral (apud UBALDI, GM, p. 30-207) intitulada Pietro Ubaldi e o Terceiro Milênio dividida em três partes: a primeira que trata da vida de Pietro Ubaldi na Itália (UBALDI, GM, p. 30-85); a segunda que trata da vida de Ubaldi no Brasil (UBALDI, GM, p. 85-150); e uma terceira parte que trata das obras e das reencarnações de Ubaldi (UBALDI, GM, p. 150-185).


Pietro Ubaldi na Itália

A primeira etapa de sua missão ocorreu na Itália, onde escreveu a primeira parte do conjunto de suas obras, ao todo 10 obras mais Grandes Mensagens. Na Itália Ubaldi atuou como professor de inglês depois de fazer um concurso onde foi aprovado e nomeado para o Liceu Tomaso Campailla, em Módica, na Sicília, no sul da Itália. Um ano depois, em 1932, fez novo concurso para o mesmo cargo e foi removido para a Escola Média Estadual Oraviano Nelli, em Gúbio, no norte da Itália onde trabalhou durante 20 anos, vivendo em um quarto humilde de uma pensão, em razão do voto de pobreza franciscana que fez ao longo da vida, abandonando inclusive a fortuna que recebera por parte da família.

A parte italiana da obra de Ubaldi é composta por: Grandes Mensagens (GM), A Grande Síntese (GS), As Noúres (No), Ascese Mística (AM), História de um Homem (HH), Fragmentos de Pensamento e de Paixão (FPP), A Nova Civilização do Terceiro Milênio (NCTM), Problemas do Futuro (PF), Ascensões Humanas (AH) e Deus e Universo (DU). Este último é a linha divi­sória entre as duas obras: a italiana e a brasileira (para as citações das obras de Ubaldi iremos utilizar de preferência as iniciais de suas obras, conforme colocamos entre parênteses ao lado do título da obra).


Pietro Ubaldi no Brasil

A segunda e última etapa da sua missão ocorreu no Brasil, onde foram escritos os demais livros, dos 65 aos 85 anos, a partir de 1951 quando aqui esteve para concluir sua missão. Inicialmente Ubaldi veio ao Brasil para uma série de palestras e conferências e foi só em 1952 que ele se mudou definitivamente para este país. Ubaldi desembarcou no porto de Santos no dia 8 de dezembro com sua esposa, filha e duas netas. O próprio Ubaldi ressalta que possuía uma instintiva atração pelo Brasil embora não pudesse imaginar que aqui finalizaria sua missão. Basta lembrar que sua tese de formatura em Direito, quando tinha 24 anos, foi sobre o Brasil: Emigração Transatlântica, especialmen­te para o Brasil. E mais de 40 anos depois, aqui estaria em terras tupiniquins. A segunda e última etapa de sua obra escrita no Brasil é composta por: Profecias (Pr), Comentários (Co), Problemas Atuais (PA), O Sistema (Si), A Grande Batalha (GB), Evolução do Evangelho (EE), A Lei de Deus (LD), A Técnica Funcional da Lei de Deus (TFLD), Queda e Salvação (QS), Princípios de uma Nova Ética (PNE), A Descida dos Ideais (DI), Um Destino Seguindo Cristo (DSC), Pensamentos (Pe), Cristo (Cr).

Algumas particularidades da vida de Ubaldi

O filósofo grego Sócrates, através da pena de Platão, falava do seu daimon, que pode de modo geral ser traduzido como “espírito” ou “divindade”, e pode ser associado a um “espírito protetor” ou um “guia de almas”. Essa é uma compreensão que Costa (2001) sugere a partir da obra Fédon de Platão, embora reconhecendo que a forma como Platão utilizou o termo daimon não constitui uma tarefa fácil:


cada alma é conduzida por um daímon, que acumula a dupla função de acompanhar cada homem em sua vida e, após a morte, de conduzi-la ao lugar estabelecido pelos deuses. Ainda segundo essa tradição, as almas que conduziram a sua vida da melhor forma possível e que compreendem a situação pós vida, acompanham o seu guia obedientemente, mas, as que se apegaram em vida ao corpo, resistem e são conduzidas a força pelo seu daímon (107 c-d, 108 a-b, cf. 113 d apud COSTA, 2001, p. 103).

De modo similar Pietro Ubaldi escreveu sua obra inspirado no que ele chamou de Sua Voz, uma voz que chegava até ele por caminhos interiores e íntimos, manifestando-se “como uma audição interior de conceitos, num contato tão direto, que estes nem sequer eram formulados em palavras. Sem dúvida era distinta de mim, de minha consciên­cia normal cotidiana, porque me guiava, governava, pregava” (UBALDI, GM, p. 57). Ubaldi chamou de Sua Voz o que posteriormente designou como fontes noúricas ou correntes de pensamentos, que não poderia ser individualizada. Foi através de Sua Voz que Ubaldi escreveu suas obras, inundado por estas correntes de pensamento que vibram intimamente e poderosamente.

Os primeiros capítulos de sua primeira grande obra – A Grande Síntese – foram ditados por Sua Voz em 1932 e até 1935 foram escritos todos os 100 capítulos que a compõem. A obra seguinte – As Noures – de 1936, explica o processo de recepção de A Grande Síntese, ou seja, como Ubaldi entrou em sintonia com Sua Voz que o inspirou. Amaral (apud UBALDI, GM, p. 73) pondera que

O fenômeno inspirativo sempre existiu e continuará exis­tindo. Ele abrange literatos, poetas, cientistas, filósofos, santos, gê­nios da arte, da pintura, da escultura, da música etc. O inspirado se sintoniza com as esferas mais elevadas e através da intuição capta as revelações, das quais o mundo necessita e se beneficia para o seu avanço espiritual

A serenidade com que Ubaldi se colocou diante da morte também nos remete a Sócrates. Como afirma Peixoto (2010, p. 664):

nenhum pensador se deparou com a questão da morte de forma mais serena do que esse filósofo [Sócrates]. Sócrates pensou e discutiu a morte enquanto esperava o cumprimento de sua pena: a própria morte. Mesmo nos instantes em que se aproximava dela não se desesperou, mas manteve-se sereno, lúcido e crítico. Sua atitude diante da morte foi uma atitude filosófica, porque se ocupou em compreender o seu sentido.

Assim também Ubaldi se colocava de forma serena diante da morte e chega a falar no assunto com certa felicidade, pois como ele mesmo afirma em entrevista a José Amaral,

Para o homem espiritual a morte tem um sentido comple­tamente diverso do comum [...] Para mim a morte é libertação, é vida melhor e maior, é juventude, é plenitude, é ir ao encontro de uma existência imensa, cada vez mais rica. Como se pode então deixar de olhar para tudo isto, com um sentido de felicidade? (UBALDI, GM, p. 138).

Já próximo de sua morte, Ubaldi permanecia sereno, como sempre fora, e até feliz por ver aproximar-se o término de sua missão na Terra. Ubaldi não se assustou diante da possibilidade da morte, ao contrário de muitos de nós, mas recebeu-a de “braços abertos”. 1972, aos 85 anos, foi o último ano de vida de Ubaldi na Terra “daquele servo de Cristo, que recebeu de Suas mãos dez talen­tos e multiplicou por outros dez” (UBALDI, GM, p. 140).

Referências Bibliográficas

COSTA, Valcicléia Pereira da. O “daimon” de Sócrates: conselho divino ou reflexão? Cadernos de Anais da ANPOF, n. 1, p. 101-109, 2001. Acesso em 02/04/2017.

PEIXOTO, Adão José. Sócrates, a filosofia e a questão da morte. Fragmentos de Cultura, v. 20, n. 9/10, p. 663-682, set./out., 2010. Acesso em 02/04/2017.

UBALDI, Pietro. A Grande Síntese – síntese e solução dos problemas da ciência e do espírito. 18. ed. Tradução de Carlos Torres Pastorino e Paulo Vieira da Silva. Fraternidade Francisco de Assis, 1997. (Obras completas de Pietro Ubaldi, vol. 2).

____. Ascese Mística. Tradução de Rubens C. Romanelli, Clóvis Tavares e Jerônimo Monteiro.  5. ed. Rio de Janeiro: Fraternidade Francisco de Assis, 1993. (Obras Completas de Pietro Ubaldi, vol. 4.)

____. Grandes Mensagens e Pietro Ubaldi e o III Milênio. 6. ed. Tradução de Clóvis Tavares. (Obras completas de Pietro Ubaldi, vol. 1).

____. Queda e Salvação. 3. ed. Campos dos Goytacazes, RJ: Instituto Pietro Ubaldi, 1984. (Obras Completas de Pietro Ubaldi, vol. 19.)

Indicações e Notas

Para conhecer mais sobre o pensamento, as ideias, a vida e as obras de Pietro Ubaldi, acesse os links abaixo:


1. Instituto Pietro Ubaldi

2. Centro de Estudos Ubaldianos de Belo Horizonte

3. Site Monismo: A Filosofia de Pietro Ubaldi

4. Livros de Pietro Ubaldi para Download

5. Acesse o Blog do Acervo Virtual Huberto Rohden e Pietro Ubaldi onde você irá encontrar vários textos, artigos e arquivos de áudio sobre/de Pietro Ubaldi



NOTAS:

Grandes Mensagens é uma obra composta por sete mensagens que foram recebidas pelo que Ubaldi chama de "Sua Voz". Pri­meiro em ritmo anual e depois decenal: a primeira em 1931, mais duas mensagens em 1932 e outras duas em 1933; a sexta em 1943 e a última em 1953.

 

Em alguns casos as citações das obras de Ubaldi foram retiradas das versões em pdf e, por isso, podem divergir da versão impressa das obras. Como base das citações utilizou-se as iniciais das obras de Ubaldi.

Assista nossos vídeos sobre Pietro Ubaldi no YouTube


Acesse nossa playlist com estes e muitos outros vídeos sobre Pietro Ubaldi

Veja Também