HENRI BERGSON, PIETRO UBALDI E O MISTICISMO COMO "METAFÍSICA EXPERIMENTAL"

TRABALHO APRESENTADO no VII Encontro do GT Filosofia da Religião (ANPOF), em fevereiro de 2022

por Alexsandro M. Medeiros

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RESUMO

Já é bem conhecida no meio acadêmico a obra As Duas Fontes da Moral e da Religião, do filósofo francês Henri Bergson. O filósofo italiano, Pietro Ubaldi, embora tenha vivido os últimos 20 anos de sua vida no Brasil e escrito a maior parte de suas obras em terras tupiniquins, não goza do mesmo privilégio, entretanto, são notáveis as semelhanças entre as obras dos dois autores, no que diz respeito a forma como cada um analisa o fenômeno místico como uma forma de contato direto com Deus. Para o filósofo francês, a experiência mística é uma experiência intensificada pela presença do élan vital que, em última instância, é definido como sendo “o próprio amor de Deus, se não for Deus mesmo”. Em sua teoria evolucionista, Bergson postula o conceito de élan vital, bastante discutido na obra A Evolução Criadora e retomado na obra As Duas Fontes da Moral e da Religião. O misticismo é uma experiência em que o ser humano sente profundamente o elán da vida: uma energia que coincide com o Amor que emana do próprio Deus. Da mesma forma, o filósofo italiano também é evolucionista e considera que, por introspecção, mergulhamos em profundidade no nosso eu, dilatando a nossa consciência para um estado de superconsciência e avançamos para Deus. A Ascese Mística (título de uma das obras de Ubaldi) é um caminho que nos conduz a Deus pois, conforme afirma o autor: “Deus está no fundo do coração humano, como pressentimento de todas as ascensões”. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em estabelecer uma análise comparativa entre os dois filósofos considerando a possibilidade de uma “Metafísica Experimental” como uma experiência direta de Deus proporcionada pelo fenômeno místico. Como metodologia adotamos a pesquisa bibliográfica.

Palavras-Chave: Misticismo. Metafísica. Deus.

 

O RESUMO DO TRABALHO ESTÁ DISPONÍVEL NO CADERNO DE RESUMOS DO EVENTO (ver página 27)